Encantadora e aconchegante, a pequena cidade de Aiuruoca, no Sul de Minas Gerais, é um convite a quem quer passar momentos de descanso em belas paisagens que guardam mais de 80 cachoeiras. A cidade fica a 416 KM quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, e possui pouco mais de 6 mil habitantes (IBGE, 2018).

Conhecida como ‘Paraíso do Ecoturismo’, a cidade faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, do Parque Estadual da Serra do Papagaio e Serra da Mantiqueira. A arquitetura típica colonial divide o espaço com um povo hospitaleiro e muito receptivo e é conhecida, também, por ser a terra da atriz Isis Valverde.

Inclusive, já foi até tema de verso do poeta Carlos Drummond de Andrade: “Aiuruoca, mineiramente amarga e transparente para quem sabe ouvir.”  Entre as cachoeiras mais cobiçadas pelos visitantes está a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Meio e as da Usina Velha e dos Garcias. Outro atrativo é o Pico do Papagaio, que fica a mais de dois mil metros de altitude. Aiuruoca, também abriga a nascente do Rio Aiuruoca – ela está a 2.450 metros de altitude e é considerada a mais alta nascente do Brasil.

Por ter se tornado um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais – a demanda de visitantes cresce a cada dia, a cidade tem investido em sua rede hoteleira e na infraestrutura gastronômica, oferecendo pousadas, hotéis, bares e restaurantes para todos os gostos (e bolsos!). A cultura também está muito presente em Aiuruoca. Ao longo de todo o ano são muitas festividades religiosas, além do carnaval que é um dos mais badalados da região. Para saber mais sobre o que fazer na cidade, visite o site www.aiuruocaminas.com.br.

Comente via Facebook 😉