Em meio às atividades comemorativas do Dia do Rio Mogi Guaçu ocorridas no sábado (23), o grupo de ambientalistas ‘Sentinelas do Rio Mogi Guaçu’ retirou grande quantidade de pneus das águas no trecho do Parque dos Ingás, próximo à Ponte Metálica, na região central da cidade. Foi retirada pelo menos uma dúzia de carcaças, a maioria pneus de caminhão, e até um televisor, além de uma rede de pesca clandestina.

O baixo nível do leito do rio nesta época de estiagem facilitou a visualização dos pneus enroscados na quebradeira. Os ‘Sentinelas’ tiveram muito trabalho sob o sol quente. Eles desceram dos barcos e entraram na água para recolher os pneus, que depois foram transportados em uma caminhonete da SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente). Duas carcaças terão de ser guinchadas porque estão muito encravadas no fundo, o que sugere que foram descartadas há muito tempo. As que o grupo conseguiu retirar serão enviadas para reciclagem.

Sentinelas do Rio Mogi Guaçu promovem ações de limpeza e conscientização (Divulgação)

O Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu tem realizado diversas ações voluntárias para preservar o rio que empresta nome à maior cidade da Baixa Mogiana, entre elas mutirões de limpeza das margens em parceria com caiaqueiros. Em parceria com a Prefeitura, o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Faculdade Municipal ‘Professor Franco Montoro’, o grupo participa de eventos com o Dia Mundial da Água e o ‘Domingo na Franco’. Os passeios de barco, gratuitos para a população, já se tornaram o ponto alto desses eventos.

Nas duas edições do ‘Domingo na Franco’ e nas comemorações ao Dia Mundial da Água, o grupo realizou a soltura de milhares de alevinos no Mogi Guaçu. Os ‘Sentinelas’ contam com apoio de algumas empresas para custeio de parte dos gastos das operações e também da Prefeitura, quando em parceria com o município, como nas atrações do Dia do Rio Mogi Guaçu, a convite da SAAMA. O grupo mantém uma página no Facebook para divulgar as muitas ações de que participa. Empresas interessadas em colaborar podem entrar em contato com Jean Carlo Canato.

Comente via Facebook 😉