Ao todo, 33 salas de aulas receberão palestras coordenadas pelo maestro Maurício Perina

A Banda Sinfônica Lira Itapirense dá início na próxima terça-feira (22) a um ciclo de Ações de Formação de Plateia. Na prática, os eventos representam palestras que serão ministradas pelo maestro Maurício Perina junto a alunos de diversas escolas do município. Ao todo, ao longo de quase um mês, serão 19 palestras em três escolas, abrangendo perto de mil alunos, com idades entre 8 e 14 anos, estudantes do 3º ao 9º ano, além de professores.

As ações passarão pelas escolas Antônio Caio, Elvira Santos de Oliveira e João Simões. Cada palestra terá duração aproximada de 50 minutos. Ao todo, 33 salas de aulas serão envolvidas no projeto que tem como objetivo principal a formação de plateias para esse tipo de atividade artística.

Com uso de recursos multimídias, Perina apresentará aos estudantes um pouco da biografia de alguns compositores, cujas obras são voltadas para bandas, demonstrando também parte da história e do desenvolvimento das bandas de música no Brasil, com foco especial, é claro, na história da própria Banda Sinfônica Lira Itapirense. O conteúdo das palestras resulta de pesquisas realizadas pelo próprio maestro como parte do trabalho de conclusão de curso de sua graduação, livros e trabalhos científicos, sendo adaptados ao público alvo e ao formato da ação de formação de plateia.

Além disso, a Banda Lira também contou com a importante colaboração do historiador Luiz Martinho Stringuetti Filho, que auxiliou nas pesquisas e contribuiu com um apanhado de materiais já publicados sobre a centenária corporação musical itapirense, que é uma das mais antigas do país em atividade. “Também será demonstrado aos alunos os bastidores de uma banda sinfônica, em uma conversa sobre a rotina e os desafios enfrentados nesse segmento cultural, convidando-os a se envolverem em atividades culturais, de maneira geral, principalmente por meio da participação em atividades da Banda Lira, seja como aluno, seja como público espectador nas apresentações e concertos realizados”, comenta a diretora artística da Lira, Tamires Ponces.

De acordo com ela, todas as palestras contarão com tradução simultânea e presencial em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), realizada por um interprete capacitado, além de material de apoio impresso em Braile contendo o resumo das informações transmitidas. As ações também serão registradas em vídeo pela empresa Fixar Imagens, com disponibilização posterior para acesso gratuito no site oficial da instituição – incluindo ainda um vídeo com uma palestra legendada e traduzida em Libras.

AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PLATEIA – BANDA SINFÔNICA LIRA ITAPIRENSE

DATA ESCOLA MANHÃ TARDE  
22 de maio Antônio Caio 7h30 13h00  
23 de maio Antônio Caio 7h30 13h00  
24 de maio Antônio Caio 7h30 13h00  
12 de junho João Simões 7h30 13h00  
19 de junho Elvira Santos de Oliveira 7h30 13h00  
20 de junho Elvira Santos de Oliveira 7h30 13h00  
26 de junho João Simões 7h30 13h00  

 

Comente via Facebook 😉