Foto: Cida Mello/Divulgação

Após 9 dias de uma programação intensa de espetáculos musicais de qualidade, o FESTIMM (Festival de Inverno de Mogi Mirim) 2018 – maior festival de música da região – se despediu no último sábado (7), com um balanço mais do que positivo, segundo a Lyra Mojimiriana, organizadora do evento. Foram aproximadamente 60 horas de programação.

“Foi um ano que executamos muitas mudanças no FESTIMM, esperando popularizar e atrair mais pessoas para a nossa festa. Por isso, levamos aproximadamente 20 atrações gratuitas, fizemos um palco externo do lado de fora do Centro Cultural e o resultado foi além do que esperávamos”, afirma o maestro e diretor artístico da Lyra, Carlos Lima.

A organização do evento estima que aproximadamente 8 mil pessoas passaram pelo FESTIMM7, que foi realizado no Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”. A estrutura do festival mais do que triplicou. “Pensamos em uma completa Praça de Alimentação, com várias opções de comidas e bebidas e, como mais um chamativo, colocamos diversas atrações musicais no Palco Externo, gratuitamente”, cita o presidente Luiz Roberto Bianchi Vallim.

A realização de um evento como esse demandou muito esforço e dedicação. O FESTIMM7 vinha sendo pensado desde o começo deste ano e contou com a ajuda de muitos voluntários na produção, na organização, na limpeza, na manutenção e na pesquisa de público.

Além do Parque Gastronômico, como foi chamada a Praça de Alimentação do FESTIMM7, o evento contou com mais novidades. Este foi o primeiro ano que a Lyra Mojimiriana começou a vender os ingressos pela internet. “Era algo que o público sempre solicitava e que conseguimos colocar em prática neste ano. O resultado foi muito bom, pois muitas pessoas preferiram a comodidade de comprar os tickets pelo computador e, por isso, recebemos muitas pessoas da região”, comenta Carlos Lima.

E a próxima edição do festival já empolga a equipe, que já pensa em novidades. A estrutura atual deverá ser mantida e ampliada, trazendo mais novidades para o público que prestigia a cultura local e o trabalho de instituições sem fins lucrativos como a Lyra Mojimiriana.

  • SOBRE O FESTIMM

O Festival de Inverno de Mogi Mirim (FESTIMM), em 2019, alcança sua oitava edição. É o maior festival de música da Baixa Mogiana, que neste ano, foi realizado de 29 de junho a 07 de julho, totalizando nove dias de atrações variadas – muitas delas gratuitas e as demais a preços populares. O festival contou com o apoio da Acimm, da Regente Odontologia, da STV, da Mais Cópias e Prefeitura de Americana, além dos patrocinadores da Lyra Mojimiriana: Itaú, Renovias, Grupo Guaçu, Tenneco, Balestro, Sogefi Group, Direção Cultura e Prefeitura de Mogi Mirim (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo).

  • SOBRE A LYRA MOJIMIRIANA

Mantendo a finalidade de inclusão social através do ensino de música, a Banda Musical Lyra Mojimiriana é referência nacional e internacional neste quesito. Foi fundada em 10 de agosto de 1985, em Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo (a 160 quilômetros da capital), ganhando personalidade jurídica em 1988. Durante as mais de três décadas de atuação, já formou centenas de músicos e despertou em milhares de pessoas o interesse para a música instrumental.

A entidade desenvolve o trabalho de iniciação musical (ou musicalização), de aprendizado do instrumento até as formações mais complexas, como banda e orquestra, despertando o interesse, especialmente, das classes menos favorecidas pela música e descobrindo talentos. Em um trabalho árduo, a Lyra promove a difusão da música não só em Mogi Mirim, mas também em outras cidades do Brasil e do mundo, através de suas apresentações e ações, rompendo as mais diversas barreiras.

Comente via Facebook 😉