Viralizou nos últimos dias nas redes sociais, especialmente Facebook e WhatsApp, um vídeo do que parecia um ratinho muito fofo, se ensaboando como se fosse um ser humano durante um banho.

Porém, como muita coisa na internet, a história não é bem assim. E o bicho, pra começar, nem mesmo é um rato! Segundo divulgado pela imprensa, o roedor na verdade é um pacarana – espécie comum na América do Sul, e seus movimentos como se estivesse se ensaboando é uma tentativa de tirar o shampoo do próprio corpo.

Inclusive, o produto pode até mesmo ser prejudicial à saúde do animal, que não precisa de qualquer sabonete, já que se limpa com a própria língua. “O pesquisador Tuomas Aivelo, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, afirmou ao Gizmodo  que os movimentos do animal são estranhos e que seriam feitos apenas para retirar uma substância do corpo”, informa uma matéria do Estadão sobre o assunto.

“Isso [o sabão] deve ter sido um problema para o animal, que queria se livrar do produto”, explicou. Ainda de acordo com a matéria, o bichinho do vídeo é diferente de um rato: “a cabeça é maior, a posição bipedal lhe é confortável e os membros dianteiros são mais flexíveis. O perfil está sendo associado ao de uma pacarana, animal roedor natural na Amazônia, Colômbia , Equador e Peru, onde o vídeo teria sido filmado”.

Comente via Facebook 😉