O mundo poderá conferir, no início da noite desta sexta-feira (27), o mais longo eclipse lunar do século, momento em que a sombra da Terra permanecerá sobre toda a Lua por 1h42. Durante esse período, a Lua não ficará invisível, mas deverá ganhar uma tonalidade avermelhada, o que lhe garante o título de ‘Lua de Sangue’.

O fenômeno poderá ser visto em sua forma total já no início da noite no Leste brasileiro, especialmente no Litoral. Já na parte Oeste do país, o eclipse poderá ser visto como parcial.

O fenômeno ainda não estará visível aos brasileiros quando a lua começar a mergulhar na sombra da Terra, às 15h24, horário de Brasília. Cerca de uma hora e meia depois, ainda abaixo do horizonte, a Lua já estará completamente eclipsada.

A duração do eclipse será das 15h24 às 19h19, mas sua fase total – quando a Lua estiver totalmente coberta pela sombra da Terra – irá das 16h30 às 18h13. Segundo o Observatório Nacional, o próximo eclipse lunar ocorrerá na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. Ao contrário do eclipse da próxima sexta-feira, ele poderá ser visto como total em todo o Brasil, do início ao fim.

Comente via Facebook 😉