Famosa por seu conjunto arquitetônico único no Estado de São Paulo – fruto da riqueza da grande produção de café nos séculos XIX e XX, a cidade de Amparo agora também começa a ficar reconhecida pela realização do Amparo em Foco, festival de fotografia que neste ano chega à sua terceira edição entre os dias 5 e 15 de abril.

Já considerado um dos eventos mais importantes da região do Circuito das Águas Paulista, a atração conta com exposições, palestras e oficinas que abrangem diversas áreas da arte fotográfica. A organização estima que mais de 20 mil pessoas participarão da edição deste ano.

Entre os destaques desta edição está o lançamento exclusivo do livro “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo”, que celebra o trabalho de um dos maiores fotojornalistas do Brasil, ganhador do primeiro Prêmio Esso de Fotojornalismo, nascido em Amparo. O livro reúne fotos de diversas fases da carreira de Sérgio Jorge, como a construção e inauguração de Brasília, o milésimo gol de Pelé, a construção da rodovia Belém-Brasília, entre outros acontecimentos de grande importância para o país.

  • Palestras e Oficinas

Diversos fotógrafos renomados participarão de palestras e oficinas gratuitas no festival. Itaci Batista estará presente com a palestra “A Fotografia é um Estado de Espírito”, o premiado fotógrafo de aviação Ricardo Beccari abordará o tema “Fotografia de Aviação” e o fotógrafo Edson Ferreira traz sua palestra “Fotografia de Arquitetura e Interiores”. A designer e fotógrafa Lulu Ferreira traz pela primeira vez para a cidade sua oficina de construção de imagem analógica e criativa, Carlos Marien abordará questões sobre impressão Fine Art, o professor e fotógrafo Carlos Rincon traz sua experiência no processo de cianotipia, e o fotógrafo Reginaldo Leme fará um tour guiado pelo centro antigo da cidade de Amparo.

  • Programação

A extensa programação conta com diversas exposições na cidade, como a mostra “Sérgio Jorge – 60 anos de Fotojornalismo”; a exposição coletiva “Rota XV: Luz e Sombra, Cores e Formas” que fará uma grande intervenção artística ao longo da Rua Quinze de Novembro, no centro histórico da cidade. A pesquisadora e fotógrafa Lulu Ferreira trará uma releitura do cotidiano da capital paulista com a exposição “Panorâmicas Analógicas”, e o evento traz também uma exposição do Foto Clube de Salto, outra dos alunos do Colégio Villa Lobos, uma que reúne fotos do arquivo do Museu Histórico Bernardino de Campos e o já consagrado Varal Fotográfico, que acontecerá no Jardim Público.

A programação detalhada com datas e horários está disponível no site oficial do evento www.amparoemfoco.com.br, assim como informações de como participar das palestras, oficinas, exposições e passeios. O evento é promovido pela Mogiana Produções Culturais e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Amparo, Conselho Municipal de Turismo e Circuito das Águas Paulista.

AMPARO EM FOCO - Festival de Fotografia
De 5 a 15 de abril de 2018 
Amparo - SP - www.amparoemfoco.com.br
Comente via Facebook 😉