O Parque Juca Mulato será palco, nesta sexta-feira (6), de nova edição do Circuito Sesc de Artes em Itapira. O evento desembarca no município com programação variada que envolve diversas linguagens artísticas. A programação é gratuita e aberta ao público em geral, com classificação etária livre.

Neste ano, o Circuito Sesc de Artes acontece entre os dias 6 e 22 de abril. O roteiro que passa por Itapira é o mesmo que será apresentado em Mogi Mirim no domingo (8). Já em Mogi Guaçu, o evento ocorre no dia 22, data derradeira da maratona cultural. No município guaçuano, a programação muda – veja aqui.

Em Itapira, a programação na sexta-feira coincidirá com o Festival de Food Truck, que começa no mesmo dia no Parque Juca Mulato e segue até domingo (8). É válido lembrar que, tradicionalmente, as apresentações do Circuito Sesc de Artes acontecem ao longo do dia como forma de interferir no cotidiano das pessoas, inserindo arte em meio à correria do dia-a-dia.

O Circuito Sesc de Artes apresenta espetáculos de circo, dança, música e teatro, exibição de filmes, e oficinas de literatura, artes visuais e tecnologias e artes. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos de comércio locais.

Outras cidades da região também receberão o Circuito Sesc de Artes, como Americana, Limeira, São João da Boa Vista e Araras, por exemplo. A programação completa de todas as cidades e demais informações dos eventos estão disponíveis no site oficial.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Histórias Suspensas – Companhia Radar 360º (POR)

Divulgação

Três narradores do grupo português emprestam seu corpo e sua voz para contar histórias, ao mesmo tempo em que reagem às reviravoltas e mudanças na trama. Cada desvio leva a novas pequenas histórias, enquanto o tempo da ação principal pode ser suspenso, parar ou passar mais rápido, dependendo da interação dos atores com o público, pois a cada apresentação, uma nova história é criada coletivamente.

Ilhado – Cia. LaMala (SP)

Bruno Rudolf/Divulgação

Um morador em situação de rua revela suas habilidades circenses, como equilíbrio, malabarismo, mágica e acrobacia, com novos significados para os objetos mundanos que foram descartados por outras pessoas. Este é o primeiro espetáculo solo do grupo paulista e, com o uso dos elementos de circo, o artista Carlos Cosmai propõe uma reflexão sobre a visibilidade de pessoas que vivem na rua.

Ilusionismo Close-Up – Caio Ferreira (SP)

A magia de proximidade, mais conhecida como “close-up magic”, são os números executados bem próximos ao público que, mesmo assim, fica abismado com a agilidade e o talento do mágico. Caio Ferreira circula pelo espaço e realiza diversas performances para grupos pequenos de espectadores, com elementos do cotidiano, como cartas, dinheiro, entre outros itens.

Espetáculo Quatro Cantos – Quatro Cantos (SP)

Divulgação

Desde 2011, os violeiros, compositores e cantadores paulistas Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira exploram a música do interior do Brasil no projeto Quatro Cantos. O repertório dos shows é de música caipira, sertaneja e folclórica, sem limitações em relação à região de onde vieram as canções, mas com a viola e a cultura popular como ponto comum.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.

Máquinas de Desenhar – Estúdio Hacker (SP)

João Adriano Freitas/Divulgação

Os participantes da atividade têm a chance de utilizar máquinas analógicas e digitais para fazer desenhos. Com a lousa paramétrica, é possível criar objetos geométricos em duas dimensões, exibidos em tempo real em uma tela. Há ainda dois robôs, um para desenhar com controle remoto e outro que faz desenhos aleatórios, dependendo da posição das canetas acopladas.

Personagens Fantásticos Nunca Inventados – Alberto Duvivier Tembo e Patrícia Marchesoni Quilici (SP)

Tumbão Veslasquez y Castro/Divulgação

A atividade desafia os participantes a se transformar em um personagem inédito – um herói ou heroína, vilão ou vilã, monstro ou qualquer outro – utilizando acessórios como máscaras, capas, chapéus e também objetos que serão feitos na hora. Os criadores e seus personagens serão fotografados e sua imagem e características farão parte de um jogo de cartas no estilo SuperTrunfo.

Palavra + Imagem – Cia. Circo de Trapo (SP)

Manu Costa/Divulgação

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores da companhia paulistana Circo de Trapo convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas. Certamente, garantia de um momento muito especial principalmente para a criançada.

Curtas de Animação da Pixar

Reprodução

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Comente via Facebook 😉