A Prefeitura de Holambra recebe até a próxima terça-feira, dia 7 de agosto, inscrições para a Oficina de Documentário “Narrativas Documentais”. Ela será realizada entre os dias 9 e 30 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Biblioteca Municipal. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ir ao local com Cartão Cidadão. As vagas são limitadas.

A oficina, gratuita, será ministrada por Andrea Pasquini. Ela é cineasta com formação em Comunicação Social e experiência de 24 anos em produção e direção de filmes e conteúdo. Entre os principais trabalhos dela estão os documentários de longa-metragem “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”, premiado no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, de 2003; “Sempre no Meu Coração”, ganhador do concurso do Ministério da Cultura e TV Cultura DocTV; “Fiel”, eleito como melhor documentário de 2009 pelo público no Guia da Folha; e o premiado curta-metragem “A História Real”, de 2001.

Andrea ministra oficinas e workshops de documentário em diversos projetos e escolas. “Nossa proposta é apresentar o documentário como instrumento de expressão de ideias, sedimentação de memórias e canal de comunicação com outras pessoas”, explicou a oficineira. “Vamos mostrar para os participantes como compreender o cotidiano e o espaço geográfico como fonte de assuntos para a criação de narrativas documentais”.

Ainda de acordo com ela, a estrutura da Oficina foi pensada para aliar teoria e prática. A proposta é produzir durante os encontros um pequeno filme com recursos simples e acessíveis, como as câmeras de celular, partindo de temas discutidos em aula e trazidos pelos participantes.  A atividade é realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura e com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.

Para a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, esta é uma excelente oportunidade para quem quer conhecer as etapas de produção de um filme.  “É uma oficina diferente e que, tenho certeza, vai atrair pessoas de todas as idades”, disse. “Andrea é uma profissional extremamente qualificada. Estamos muito felizes de oferecer mais essa atividade aos moradores da cidade”. A Biblioteca Municipal fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores.

Comente via Facebook 😉